sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Um currículo deve refletir as concepções e as representações do que entendemos ser criança.
  • O trabalho pedagógico é o produto do que pensamos que a criança e das representações que temos do que venha a ser o papel do professor e do que acreditamos que seja aprendizagem.
  • Um currículo deve proporcionar experiências para que as crianças interajam e transitem com confiança e autonomia num mundo complexo como este que vivemos.

  • O papel do professor é o de disponibilizar e organizar espaços, tempos e materiais para que as crianças vivenciem experiências de diversas naturezas.

  • Um currículo deve levar em consideração as necessidades das crianças pequenas, portanto deve-se ficar atento aos tempos de espera e qualificar mais os tempos das atividades.

  • Um currículo deve proporcionar equilíbrio entre atividades onde as crianças se envolvam por conta própria e atividades em que se envolvam em algo coletivo. Que proporcione tempos para que as crianças se envolvam equilibradamente em atividades mais espontâneas e atividades mais dirigidas pelos professores.

  • Um currículo deve proporcionar momentos coletivos em que todas as crianças participam de uma mesma vivência, momentos de trabalhos diversificados, realizados em pequenos grupos em que as elejam segundo suas motivações e momentos de privacidade e relaxamento.

  • O ambiente constitui-se uma variável importante dentro do currículo.

  • Um currículo deve refletir qual o espaço que o Brincar ocupa, destacando os materiais que são disponíveis, os tempos e espaços para o Brincar e as oportunidades que ele oferece para a interação?

  • O currículo deve ser construído pela professora a partir do que as crianças e trazem de interesse.

  • Na elaboração do currículo, ou planejamento flexível entram também elementos do contexto da instituição, ou seja, deve-se levar em consideração o PPP.

Referências Bibliográficas Silva, Tomaz Tadeu da - O Currículo como Fetiche Dahlberg, Gunilla – Qualidade na Educação da Primeira Infância

16 comentários:

  1. Sou professora em uma pre-escola nos Estados Unidos a 4 anos. Eu gostaria de manter contato contigo para trocarmos algumas ideias. Gostei do Blog. Beijinhos, Lia

    ResponderExcluir
  2. olá Renata. Meu nome é Fátima, sou proprietária de um pequeno Instituto Educacional em B.H Minas Gerais. Atualmente estou cursando o 4º período de pedagogia, para garantir a minha continuidade de profissão. Tbém amo ser profassora. Lecionar nos Estados Unidos parece bem interessante.
    Se possível mantenha contato.

    ResponderExcluir
  3. Sou Prof. de Ed. Infantil e tambem estou trabalhando a questão do curriculo em minha tese de Mestrado. se alguem tem algo para contribuir entre em meu blog. http://professormarceloezio.blogspot.com
    grato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata,meu nome é Claudia e estou prestes a me formar em licenciatura para ed. infantil.Meu ùltimo trabalho refere-se a currículo na ed. infantil.Na escola onde trabalho não há um currículo e preciso montar um, ficaria muito grata se vc tivesse um modelo ou pudesse me orientar.Beijos obrigada.Claudia Feliz Natal-MT
    Meu email: claudia_fn26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Maria, eu simplesmente adorei tudo isso,

    ResponderExcluir
  6. OLÁ RENATA... MEU NOME É MICHELE DAQUI A ALGUNS MESES ESTAREI DEFENDENDO A TESE " AS MULTIPLAS LINGUAGENS NO CURRICULO DA EDUCAÇAO INFANTIL.
    VC TEM ALGUMA CONTRIBUIÇÃO
    BJS
    MICHELE

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata,
    meu nome é Luciana. Gostaria de poder contar com sua ajuda para elaborar um currículo para a Educação Infantil/creche,(06 meses a 05 anos).
    Por onde começar?, O que trabalhar?, etc...
    Obrigada, bj

    ResponderExcluir
  8. quais os eixos do curriculo para educaçao infantil

    ResponderExcluir
  9. OLÁ RENATA,ADOREI O SEU TRABALHO.ESTOU ENTRANDO NO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA E O SEU TRABALHO ME AJUDOU MUITO.PARABÉNS

    ResponderExcluir
  10. Olá Renata, sou professora em educação infantil e estou pensando no tema de minha monografia da pós. "REORGANIZANDO OS TEMPOS E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    Gostei muito de seu blog e espero poder contar com a sua ajuda. Caso queira já me dar algumas dicas de como estruturar este trabalho, o que achou do tema, etc...eu ficaria muito agradecida.
    Parabéns e obrigada.
    Cá/2010

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata, moro no Rio de Janeiro e acabei de me forma em pedagogia, interessada em saber mais sobre curriculo por conta de um concurso, joguei o assunto no google e achei seu bolg, e adorei!! é lindo encontrar pessoas assim que amam a profissão pedagoga.

    bjus!!

    ResponderExcluir
  12. o conteúdo do seu blog é mt bom e interessante,
    principalmentemte pra mim q estou no último ano de estudo de formação de professores e estou prestes a fazer o concurso público de ED. infantil.
    Thaís RJ, Rio e Janeiro

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo conteúdo!
    Desejo Tdu de bom


    Jeni Dias

    ResponderExcluir
  14. oi Renata, tudo bem? gostei de seu blog... parabéns... preciso de uma ajuda sua...
    estou montando um blog da classe de educacao especial onde trabalho, e gostaria muito de colocar os conteúdos por data (igual ao seu) ser postado ou seja ficar em ordem de postagem e nao aparecer o conteudo postado de hoje em primeiro...
    nao sei se expliquei bem

    nosso blog é: "estamos no começo"
    educacaoespecialdelindoia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Estou encantada com seu blog.Parabéns!
    Sou coordenadora pedagógica da educação infantil, assim como vc amo o que faço. Gostaria de pedir sugestões, para trabalhar com meus professores. Um abraço.
    Doraneide

    ResponderExcluir
  16. http://www.webartigos.com/artigos/o-curriculo-na-educacao-infantil/53059/

    ResponderExcluir

LinkWithin