segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ESCOLHER O BRINQUEDO CERTO PARA CADA FASE DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL




Escolher
o brinquedo
certo......para cada fase do
desenvolvimento infantil
permite que os pequenos
aprendam (e muito) com
vários modelos

Os primeiros anos de vida são o período mais importante para estimular os sentidos e a curiosidade sobre o mundo. E o brinquedo desempenha um importante papel nesse processo.
“É um acessório da aprendizagem na creche porque é por ele que os pequenos estabelecem relações com tudo o que os cerca”, diz a especialista em brincar Adriana Friedmann. Ainda no berço, o bebê provoca um ato sem intenção e, estimulado pela reação, o repete. Até os seis meses, a exploração dos objetos é instintiva e ele se sente estimulado a pegar o que vê pela frente para colocar na boca. Mas o que levar em conta na hora de escolher brinquedos para utilizar num ambiente escolar? O melhor é basear-se nas etapas do desenvolvimento infantil e nos grandes marcos das conquistas motoras, como sentar, engatinhar e andar. O bom brinquedo é aquele que atende às necessidades e possibilidades de cada fase sem se ater à indicação de idade. No entanto, de nada adianta encher uma sala com diferentes tipos e não ensinar a brincar. Além de fazer uma boa seleção, é seu papel mostrar as funções de cada brinquedo para que todos sejam aproveitados ao máximo. E, claro, não dá para se descuidar a segurança. Como os pequenos adoram levar tudo à boca, evite peças miúdas, modelos muito frágeis e brinquedos que desmontam. O material mais recomendado é o tecido. O plástico, se não for maleável, pode machucar. Já a madeira, que solta lascas e objetos pontiagudos, nem pensar. Todos devem ser fáceis de lavar e higienizar para evitar riscos de contaminação. Para baratear custos, produza versões em materiais recicláveis. Reúna o material e monte embalagens atraentes para incentivar o uso, sem se esquecer de deixar tudo em locais acessíveis para as crianças. Confira acima e nas próximas as indicações recomendadas por especialistas, divididas em sete blocos.
1. Móbiles
O QUE SÃO Estruturas de plástico ou madeira com objetos pendurados. Devem ser fixadas no berço.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para bebês que ficam
deitados e ainda não seguram com firmeza.
COMO USAR Mexa no móbile para mostrar que ele se movimenta e produz som (quando tem um guizo). Nas versões eletrônicas, basta ligar.
O QUE DESENVOLVEM Eles chamam a atenção por meio de cores, formas, texturas e sons e, assim, estimulam a visão, o tato (quando o bebê tenta pegar) e a audição.
ATENÇÃO Os elementos devem estar bem presos no suporte. A hora de tirar o móbile do berço é quando o pequeno consegue puxá-lo.

2. Mordedores e chocalhos
O QUE SÃO Feitos de plástico, silicone, tecido ou vinil, têm formatos variados, como bichos, figuras geométricas e partes do corpo. Os chocalhos trazem pequenos objetos dentro.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para bebês que seguram com firmeza.
COMO USAR Coloque o mordedor na mão do bebê e aproxime-o da boca, estimulando-o a morder. Balance o chocalho para mostrar que ele produz som antes de entregá-lo à criança.
O QUE DESENVOLVEM Provocam sensações, estimulam a audição e também a segurar o objeto e movimentá-lo.
ATENÇÃO É fundamental verificar se eles não possuem peças que se desencaixam e possam ser engolidas. Como o bebê ainda não tem controle do movimento, não é recomendado o chocalho de plástico duro. Evite mordedores com água, pois eles podem ser perfurados.

3. Caixas, cubos e blocos
O QUE SÃO Objetos de papelão, plástico ou tecido que servem para empilhar e encaixar.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para bebês que ficam sentados, com ou sem apoio.
COMO USAR Sente-se na frente da criança e mostre como encaixar uma peça na outra – ou montar uma pilha para ser derrubada. Repetir a brincadeira inúmeras vezes é o grande barato nessa fase.
O QUE DESENVOLVEM Ao encaixar, empilhare, derrubar os objetos,o pequeno aprimora a preensão e o controle dos movimentos do braço.

4. Bolas e carrinhos
O QUE SÃO Confeccionados em diversos materiais, eles têm como principal característica a rolagem.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para os que engatinham.
COMO USAR Sente-se no chão e empurre o brinquedo. O bebê se sentirá estimulado a ir atrás para pegá-lo.
O QUE DESENVOLVEM Ao se deslocar para buscar o objeto, o corpo do bebê é todo trabalhado.

5. Carrinhos de empurrar
O QUE SÃO Versões em miniatura, feitas de plástico, de utensílios do cotidiano.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para os que andam.
COMO USAR Com o brinquedo no chão, incline-se e mostre como empurrá-lo. Em seguida, coloque a criança em pé e convide-a a imitar a ação.
O QUE DESENVOLVEM Estimulam a criança a ficar ereta e permitem que ela ande com mais autonomia.

6. Livros

O QUE SÃO Feitos de papelão ou depano, têm grandes ilustrações e texturas.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para os que começam a falar.
COMO USAR Sente ao lado da criança ou coloque-a no colo. Leia as páginas e folheie uma a uma, apontando as ilustrações. Deixe-a virar as folhas à vontade. Caso amasse ou rasgue, conserte-o.
O QUE DESENVOLVEM A capacidade de virar as páginas e reconhecer figuras, como animais e personagens, o que é fundamental para desenvolver a linguagem.

7. Fantoches,máscaras e fantasias
O QUE SÃO Objetos e acessórios que possibilitam o faz-de-conta. Também entram
nessa categoria as bonecas e miniaturas.
ETAPA DO DESENVOLVIMENTO Para os que começam a falar.
COMO USAR Experimente alguma roupa ou adereço. Automaticamente, a criança vai querer fazer a mesma coisa. Mostre as funções dos objetos: máscara no rosto, fantoche na mão etc.
O QUE DESENVOLVEM O faz-de-conta, fundamental nessa fase por ajudar a compreender o mundo real e o imaginário. E também ajudam a desenvolver a linguagem.

FONTE: revistaescola.abril.com.br/edicoes/pdf/Esp_015/16_creche_materiais.pdf

2 comentários:

  1. Sou a Cris do EDUCAR E BRINCAR e amei este texto, é muito bom ver e explicar como é importante este ínicio, e como seria maravilhoso se os pais entendem-se que não só na escola mas em cas tb estas atividades são muito importantes. Já anotei.
    Bjs
    Bom final d semana.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 7anos e queria fase o cusinho das crianças para elas apreder a ler ea escreve se vc pode me ajuda pofavor eu quero da o bem para elas pofavo meu nome e tarcila julia santos silva min ajude se vc min ajuda eu lidor amor e carinho

    ResponderExcluir

LinkWithin