sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente, sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. Os heróis, por exemplo, lutam contra seus inimigos, mas também podem ter filhos, cozinhar e ir ao circo. Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro. Brincar é, assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhecem, utilizando a ativação da memória, atualizam seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova. Brincar constitui-se, dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também se tornam autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em prática suas fantasias e conhecimentos, sem a intervenção direta do adulto, podendo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata. Quando utilizam a linguagem do faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens. Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. Isso ocorre porque a motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em situações de interação social. Por meio da repetição de determinadas ações imaginadas que se baseiam nas polaridades presença/ausência, bom/mau, prazer/desprazer, passividade/atividade, dentro/fora, grande/pequeno, feio/bonito etc., as crianças também podem internalizar e elaborar suas emoções e sentimentos, desenvolvendo um sentido próprio de moral e de justiça.


COM BASE NO TEXTO DO REFERÊNCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

36 comentários:

  1. oi sou géssica e tenho 12 anos,eu acho para algumas crianças para ser feliz precisa ter educação e paz,eu mesmo sou uma criança muito feliz por que eu estudo muito e tenho paz.Mas eu acho para o Brasil ser um País mais justo precisa ter crianças felizes e inteligentes.Eu digo assim é porq eu vejo muitos nos jornais crianças sofredoras eu fico muito triste com isso,mas eu quero ajudar mas não consigo eu já deixei recados sobre que eu tou falando mas não tive resposta,eu queria ser exemplos para muitas crianças que necessitam mas não consigo,mas eu queria reunir todas as crianças que pensam como eu para agente descutir e podermos chegarmos a uma conclusão de como resolver esse fato que não torna o Brasil um País quase justo.Eu penso desta forma porq eu vejo histórias tristes de crianças que perderam a oportunidade de ser feliz,mas porq perderam?porq ela já:foram vítimas de pedofilia,já fumaram drogas,muitas dormem na rua,e muitas não teram ainda a chance de não entrar na escola.Mas eu gostaria de ajudar,mas parece que niguém ouve crianças,vamos fazer algumas coisa para algumas crianças brasileiras serem felizes,por favor me ajudem a ajudar as crianças ser felizes,eu sei se todo mundo ajudar podemos ter um resultado imprecionante.No futuro agente vai ter orgulho delas,é claro se ajudarmos,vim deixar esse meu recado porq eu acho que vou conseguir o meu maior sonho "Ajudar a quem necessita"vamos ajudar o Brasil ser um País mas justo,só falta sua ajuda
    xau...beijosss

    ResponderExcluir
  2. VALEU GÉSSICA!!! FICO SATISFEITA EM SABER QUE VOCÊ PENSA ASSIM, PROCURE AJUDAR POR PERTO DE SUA RESIDENCIA QUE COM SERTEZA VAI ENCONTRAR ALGUEM QUE PRECISA DE VOCÊ E SE SENTIRÁ MUITO BEM ...
    UE TENHO 30 ANOS SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA ME CHAMO AMÉLIA E POR MUITOS ANOS PENSEI COMO VOCÊ. MAS, ACREDITO QUE O MELHOR QUE PODEMOS FAZER É AJUDAR ALGUEM DO NOSSO MUNICÍPIO...TCHAU ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou professora da Ensino fundamental do 3º ao 5º ano e aluna de Pedagogia. Ao meu ver, a brincadeira é um processo educativo para o ser humano. É através dela que aprendemos a cooperar e respeitar os nossos limites e dos demais.Desenvolver é fundamental para a nossa saúde mental, físico e social.

    anastassia_torres@hotmail.com
    Niterói/RJ

    ResponderExcluir
  4. ola meninas, meu nome é Patricia sou professora da educação infantil preciso apresentar para os pais este tema A IMPORTANCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, se tiverem bons materias me passem Patricialiraa18@hotmail.com
    Dsde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Juliana, tenho 18 anos e sou estudante de pedagogia, criei um projeto para apresentar aos meus colegas de classe que fala sobre a importância do brincar na esducação infantil. Acho muito importante, pois a criança desenvolve não só o seu potêncial físico como também seu potêncial mental. Se tiverem diferentes materias abordando o mesmo tema, entrem em contato.
    e mail: jully_angel.girl@hotmail.com

    Grata.

    ResponderExcluir
  6. olá, meu nome é joana, sou professora da educação infantil, preciso fazer uma monografia sobre a importancia do lúdico.Caso possivel me envie alguns texto para eu ler e aumentar meio conhecimento neste tema.Meu email é ajggalvao@msn.com.
    desde já um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Nitiele, sou professora da educação infantil, e aluna de pedagogia, vou apresentar um tcc sobre a importancia do brincar na educação infantil se possivel me envie alguns materias que falem sobre esse tema. meu e-mail
    nitielethiago@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Estou terminando meu curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional.Adoro a educação infantil,trabalho desde 1995 com essa faixa etária,quero escrever minha monografia com esse tema "A importância do brincar na educação infantil".Gostaria muito de receber material que possa me ajudar com esse tema,estou em fase de pesquisa sobre o assunto,ficarei muito grata se me enviarem.Meu e-mail é: anafranciscaf14@gmail.com.Desde já agradeço.Ah! Amei o que vc escreveu RENATA.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata, estou no primeiro ano de pedagogia,e seu comentário foi de suma impotância para a realização de um trabalho. Consegui entender a importância de brincar na Educação Infantil.
    Parabéns, vou deixar meu e-mail para que vc me mande qualquer novidade em relação à Educação Infantil
    caffaccioli@hotmail.com
    OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  10. ola Renata meu nome é Vania e estou fazendo um projeto de pesquisa sobre a importancia do brincar na educação infantil achei muito interessante seu trabalho. Parabéns, vou deixar meu e-mail para que vc me mande qualquer novidade em relaçãoá educação infantil...
    vaniacristinarp@hotmail.com
    obrigada...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Renata pelo seu artigo. Estou fazendo minha monografia, cujo o tema é este A importância do brincar na educação infantil. Vou deixar meu email para que, caso você ou mais alguém possua mais artigos ou material sobre, possa estar me enviando. Desde já agradeço.
    laura_camila@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Renata tou elaborando meu projeto de TCC em pedagogia e gostaria de saber mais sobre a importancia das brincadeiras na ed. inf.em uma escola municipal.se vc poder me ajudar agradeço. se poder cite alguns pedagogo que defenda essa teoria.qualquer resposta envie p/felizsolange@hotmail.com obr.solange, se mais alguem quizer enviar algun artigo sobre o assunto. agradeço,,parabens o seu artigo é nota 10.

    ResponderExcluir
  13. parabens pelo seu artigo, sou estudante de pedagogia e estou fazendo o meu projeto de TCC com o tema A inportancia das brincadeiras na educaçaõ infantil em uma escola municipal. gostaria de receber mais artigos sobre o assunto sevc ou mais alguem poder me enviar, agradeço. pode enviar p/ felizsolange@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi querida, sou formanda de pedagogia, estou precisando de nomes de livros que eu possa estudar para minha monografia,eu quero defender a importancia do brincar nas series iniciais, quero focar para aqueles pais que acham que brincar na escola só é para passar o tempo, mostrar para eles que brincar ajuda muito seus filhos, desde já agradeço.Bia...

    ResponderExcluir
  15. Olá Renata, tdo bem??? Meu nome é Cátia e estou pesquisando alguns temas para que eu possa fazer um tcc e pensei sobre qual importância do brincar na construção do conhecimentoda educação infantil? Vc acha um tema legal de ser discutido? Vc tem algum material que eu possa ler ou autores que eu possa ir pesquisando para me auxiliar nesse tema, nessa pesquisa???? Desde já te agradeço muitooo... meu e-mail é catita_lindinha2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. oi Renata,sou formada em pedagogia e estou fazendo especialização em educação infantil, pois gosto muito de trabalhar nesta área. Adorei seu blog.

    um abraço...............

    ResponderExcluir
  17. olá renata ptrimeiramente achei seu artigo muito fofo ,m também gostaria de receber algum material sobre esse tema a importancia do ludico na ed, inf. estarei grata pois enriquecera meu trabalho ainda mais um abraço!meu e mail é andreia.primo.dossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. olá, gostei muito do seu artigo, e gostaria de receber material sobre esse tema para uso no neu tcc, se puder enviar ou indicar ficarei muito grata. bjos. Dorinha. doracastrodora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Renata! Adorei o seu artigo, estou iniciando minha monografia e ela fala do brincar de faz de conta. Você tem algum material pra me enviar? Estou muito perdida, não consigo encontrar uma problematização para esse assunto. Bjs, obrigada.
    francielly_leyte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Renata, mandei o e-mail pra vc, sua postagem é de grande valia pra mim, leia meu e-mail e me dia algo, estou aguardando. bjs meu e-mail clleobrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. GOSTARIA DE RECEBER ARTIGOS.trabalho na ed.infantil mais de cincos é e minha paixão.
    bjs. meu e-mail meire.kizinho@hotmail

    ResponderExcluir
  22. "A importância de brincar na educação infantil" é o tema do meu TCC será q vc pode me passar algumas fontes de ajuda na internet? fernanda-goncalves2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. oia importancia de brincar na educação infantil e o tema da minha monografia. sera que voce poderia me ajudar? adorei o documento

    ResponderExcluir
  24. "A importância de brincar na educação infantil" é o tema da minha monografia será q vc pode me passar algumas fontes de ajuda na internet? aparecida

    ResponderExcluir
  25. "A importância de brincar na educação infantil" é o tema da minha monografia será q vc pode me passar algumas fontes de ajuda na internet? muito obrigada. beijos

    ResponderExcluir
  26. Estou fazendo minha monografia e o meu tema é A ultilização do lúdico na educação infantil, peço por favor se alguém puder me ajudar com alguma fonte ficarei muito agradecida .... valeriafreitasjp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Renata! Adorei o seu artigo, estou iniciando minha monografia e ela fala da importância do lúdico na educação infantil. Se puder me envie algum material. Ficarei muito agradecida bjs Simone
    si_n_o@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE RENATA!
    MEU NOME É FABIANA E EU ESTOU FAZENDO MINHA MONOGRAFIA COM BASE NO TEMA A IMPORTANCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCÃÇÃO INFANTIL E GOSTARIA DE SABER SE VC TEM MATERAIS PRA ME ENVIAR POR EMAIL OU INDICAÇÕES DE AUTORES QUE EU POSSA PESQUISAR.SEREI ETERNAMENTE GRATA BJUS
    O MEU EMAIL É fabianaraasch16a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. ola querida adorei o artigo
    issovai me ajuda no meu tcc.
    se possivel manda pro meu email mais alguma coisa sobre a importancia do ludico na educação infantil por favorrrrrrrrrr me socorra
    obrigada!!!
    cristiane_handeri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bom??? Adorei seu trabalho, e por esse motivo, também escolhi essa temática para trablha em minha monografia, estou no 5°periodo de pedagogia, e gostaria que me enviasse algum material que pudesse me ajudar no meu email...
    patricia.pedagogia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Olá meu nome é Taina, sou professora da educação infantil, e aluna de pedagogia, vou apresentar um tcc sobre a importancia do brincar na educação infantil se possivel me envie alguns materias que falem sobre esse tema. meu e-mail taina_dinao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. OI FLOR TAMBEM AMEI O SEU TRABALHO E VAI ME AJUDAR NA ELABORAÇÃO DO MEU TCC, VC PODERIA ME ENVIAR MAIS ALGUMA COISA SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? MEU E-MAIL É OLIVERMARCY2003@HOTMAIL.COM. SE PUDER EU AGRADEÇO
    BJOS

    ResponderExcluir
  33. OLA TUDO BEM! ESTOU TERMINANDO MEU CURSO DE PEDAGOGIA DE PRECISO FAZER MEU TCC SOBRE A IMPORTANCI DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SERA QUE É POSSIVEL VC ME AJUDAR E ENVIAR ALGUM MATERIAL QUE FALA SOBRE ESSE ASSUNTO PARA O TCC. DEIXAREI MEU E-MAIL PARA MAIS INFORMAÇÕES LICIA-FERRAZ@HOTMAIL.COM. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  34. adorei ver que outras pessoas tambem se interessa por este tema.

    ResponderExcluir
  35. E bricando que a criança aprende ,aposto nesta ideia,trabalho com criança e sou apaixonada.Dalila itabira mg

    ResponderExcluir

LinkWithin