quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

INFORMATIVO SOBRE O CARNAVAL

CARNAVAL



O CARNAVAL É A FESTA POPULAR MAIS FAMOSA DO NOSSO PAÍS. SURGIU NA

ANTIGA GRÉCIA, COM O NOME DE “SATURNÁLIAS”.

A FESTA CHEGOU AO BRASIL TRAZIDO PELOS PORTUGUESES, COM O NOME DE “ENTRUDO”.

COM A INFLUÊNCIA DE PAÍSES COMO A ITÁLIA E A FRANÇA, SURGEM AS MÁSCARAS, AS FANTASIAS, PERSONAGENS COMO O PIERRÔ, A COLOMBINA, O REI MOMO E OS PRIMEIROS BLOCOS COM CARROS ALEGÓRICOS.

HOJE, OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO BRASIL SÃO ESPETÁCULOS CONHECIDOS, QUE ATRAEM MILHARES DE TURISTAS DO MUNDO INTEIRO PARA SE DIVERTIREM E BRINCAREM DURANTE A FESTA, QUE ACONTECE NOS MESES DE FEVEREIRO OU MARÇO, NOS TRÊS DIAS QUE ANTECEDEM A QUARESMA. ESSE PERÍODO VARIA DE ACORDO COM O CALENDÁRIO CATÓLICO.

VÁRIOS RITMOS JÁ ANIMARAM O CARNAVAL, MAS HOJE, PREDOMINAM O SAMBA, AS MARCHINHAS CARNAVALESCAS E O FREVO.

A PRIMEIRA ESCOLA DE SAMBA A DESFILAR NO RIO DE JANEIRO FOI A “DEIXA FALAR”, EM 1928, CRIADA PELO SAMBISTA ISMAEL SILVA, CONHECIDA, HOJE, COMO “ESTÁCIO DE SÁ”.

NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR O CARNAVAL DE RUA QUE ACONTECE NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL, COM AS DANÇAS DO FREVO E O MARACATU, NAS CIDADES DE RECIFE E OLINDA E DE SALVADOR COM SEUS TRIOS ELÉTRICOS E BLOCOS DE RUA.

ENTRE OS GRANDES COMPOSITORES DE MÚSICAS CARNAVALESCAS DO PASSADO, PODEMOS CITAR: NOEL ROSA, PIXINGUINHA, LAMARTINE BABO, ARI BARROSO E CHIQUINHA GONZAGA.

A PRIMEIRA MARCHINHA DE CARNAVAL FOI “ROSAS DE OURO”, DE CHIQUINHA GONZAGA:

“Ó ABRE ALAS,

QUE EU QUERO PASSAR!

EU SOU DA LIRA,

NÃO POSSO NEGAR.

Ó ABRE ALAS,

QUE EU QUERO PASSAR!

ROSAS DE OURO

É QUE VAI GANHAR...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin