quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS


O desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos

A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Segundo Wallon (1934), a criança deve ser estudada na sucessão das etapas de desenvolvimento caracterizadas pelos domínios funcionais da afetividade, do ato motor e do conhecimento, entendidos como sendo desenvolvidos primordialmente pelo meio social.

Os estágios do desenvolvimento propostos por Wallon (1934) têm início na vida intra-uterina, caracterizada por uma simbiose orgânica. Após o nascimento, apresenta-se o estágio impulsivo- emocional no qual prevalece a emoção, caracterizado como o período da simbiose afetiva. No período seguinte, que vai até os 2 anos de idade, a criança encontra-se no estágio sensório-motor e projetivo, voltando-se para a exploração do mundo físico. Gradualmente, com a aquisição da marcha e da linguagem, a criança apresenta modificações no seu padrão de interação com o mundo.
A partir dos 3 anos, ocorre o estágio do personalismo, momento da constituição do eu, no qual a criança em seu confronto com o outro passa por uma verdadeira crise de personalidade, caracterizada pelas mudanças nas suas relações com o seu entorno e pelo aparecimento de novas aptidões. Wallon (1953) considera esse estágio, que vai até os 6 anos de idade, como sendo muito importante para a formação da personalidade.

Nesse sentido, considerando a idade compreendida na Educação Infantil, ressaltam-se as características desse momento do desenvolvimento da criança como forma de oferecer subsídios para a atuação do educador e do psicólogo escolar nesse contexto. Parte-se do princípio da necessidade de que a escola e todos aqueles envolvidos com a Educação Infantil tenham consciência de que suas ações têm conseqüências não só no momento atual do desenvolvimento da criança, como também nos posteriores. É também nesse momento que a criança está mais propensa à formação de complexos, ou seja, atitudes que podem marcar de forma prolongada seu comportamento em relação ao meio (Deldine & Vermeulen, 1999; Mahoney, 2002).
Ao ingressar na escola, a família ainda se constitui no grupo por excelência para a criança. No entanto, a escola proporciona uma diversificação dos grupos nos quais a criança poderá se inserir. O papel do grupo formado por crianças da mesma idade passa a ser o de favorecer a aprendizagem social, ou seja, o convívio com os padrões e regras sociais. Durante esse estágio, o grupo permitirá à criança diferenciar-se dos outros e descobrir sua autonomia e sua originalidade (Wallon, 1953).
O estágio do personalismo divide-se em três períodos distintos, todos com o objetivo de tornar o eu mais independente e diversificado.
São eles: período da negação, idade da graça e período da imitação.
No primeiro, o da negação, surge na criança a necessidade de se auto-afirmar, de impor sua visão pessoal e lutar para fazer prevalecer sua opinião.
No período seguinte, o da idade da graça, por volta dos quatro anos de idade, a criança desenvolve maneiras de ser admirada e chamar a atenção para si através da sedução, com uma necessidade de agradar cujo objetivo é obter a aprovação dos demais. A criança passa a se considerar em função da admiração que acredita poder despertar nas pessoas. Ressalta-se a importância da oferta de oportunidades de expressão espontânea da criança, através de atividades como a música, a dança, artes, etc. Exercitar na criança as habilidades de representação do seu meio, ou seja, através do faz-de-conta ou do uso da linguagem, contribui para que ela adquira uma precisão maior na expressão de seu eu (Galvão, 1992).
O terceiro período, o da imitação, por volta dos 5 anos, é marcado por uma reaproximação ao outro, manifestada pelo gosto por imitar, que possui um papel essencial na assimilação do mundo exterior. O professor deve observar que sua figura geralmente desperta o desejo de identificação no aluno, devendo estar consciente de tal fato para estabelecer sua conduta. Wallon (1939) entende a imitação como uma “necessidade de identificar-se com a realidade percebida para identificá-la melhor” (p.231).

A partir dessas considerações, verifica-se que a Educação Infantil possui um papel importantíssimo na formação da personalidade da criança, visto que permite a sua adaptação à vivência em comunidade, em grupos que vão além dos limites familiares, e contribui para a formação do eu psíquico. A escola pode estimular o desenvolvimento de valores saudáveis nas interações, tais como a cooperação, a solidariedade, o companheirismo e o coletivismo. As atividades em grupo devem alternar-se com atividades individuais fazendo assim uso das alternâncias comuns nesse estágio para promover o desenvolvimento de mais recursos de personalidade (Wallon, 1937).

As etapas de desenvolvimento das crianças dentro da concepção de Piaget são de extrema valia para o entendimento da atividade lúdica e seus efeitos na infância. Os períodos de desenvolvimento são:
• Período sensório-motor (0 a 2 anos): o desenvolvimento ocorre a partir da atividade reflexa para a representação e soluções sensório-motoras dos problemas
• Período Pré-Operacional (2 a 7 anos): aqui o desenvolvimento ocorre a partir da representação sensório-motora para as soluções de problemas e segue para o pensamento pré-lógico
• Período Operacional Concreto (7 a 11 anos): O desenvolvimento vai do pensamento pré-lógico para as soluções lógicas de problemas concretos
• Período de Operações Formais (11 a 15 anos): A partir de soluções lógicas de problemas concretos para as soluções lógicas.



38 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Minha Monografia será sobre a formação da Personalidade na Educação Infantil / 0 a 6 anos e seu texto me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, ADOREI SEU TEXTO QUAL FOI A BIBLIOGRAFIA QUE TU USASTE.
    TATA.LB@BRTURBO.COM.BR
    AGUARDO RETORNO

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto (estou desenvolvendo um trabalho sobre esso na faculdade) vc pode me envia a bibliografia usada ou se possivel mais algumas informações por e-mail.
    ildinha_26@yahoo.com.br
    Desde já agradeço, ilda...

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Navegando a procura sobre Educação Infantil encontrei o seu texto muito bom, porém não tem a bibliografia,sou Articuladora do Proinfantil de 0 a 06 anos e temos um Forum que socializamos nossos trabalhos. Ficaria grata se enviasse mais informações sobre o assunto e a bibliografia.
    e-mail- dulcineia1949@hotmail.com
    Dulcineia
    Eunapolis-Ba

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    meu nome é Lilian estou desenvolvendo um trabalho na Faculdade e o assunto é o mesmo só que estou um pouco perdida.
    vc poderia me enviar as bibliografias que vc usou como pesquisa por e-mail:lili.mps@hotmail.com
    desde já mto obrigado.

    ResponderExcluir
  6. qual a referencia completa do livro de wallon 1934

    ResponderExcluir
  7. OLÁ,
    SOU CRISTINA, MORO NO INTERIOR DA BAHIA E TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS.
    O TEXTO É EXELENTE IRÁ ME AUXILAR NA PESQUISA QUE ESTOU DESENVOLVENDO NESTA ÁREA.

    PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  8. COMO VOCÊ TAMBÉM AMO A EDUCAÇÃO INFANTIL
    ATUO EM UMA TURMA DE 03 ANOS E SOU ENCANTADA COM ELES
    neiva_tnn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde.
    Me chamo Jorge e estou trabalhando em um trabalho na faculdade sobre o desenvolvimento das crianças.
    Gostei muito do texto acima. E gostaria de saber, qual a bibliografia usada.

    Obrigado desde já !
    quedemais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. GOSTEI MUITO DO TEU TEXTO.PODES ME DIZER QUAL A BIBLIOGRAFIA QUE USASTE?
    ROSANE , MEU EMAIL É: nani.osorio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    gostei muito do texto e também gostaria de saber a bibliografiaobrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá, você poderia passar pra mim com urgência, a referencia deste texto que ficou muito legal...
    Obrigada
    Aguardo respostas
    suellen@fameg.edu.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, você poderia passar pra mim com urgência, a referencia deste texto que ficou muito legal...
    Obrigada
    Aguardo respostas..
    suellen@fameg.edu.br

    ResponderExcluir
  14. OLá, estou fazendo um trabalho e adorei o seu texto, seria possivel me enviar mais informações sobre ele e me passar a bibliografia? Desde já agradeço!
    Meu e-mail é: roneriasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. que texto maravilhoso! Continue escrevendo mais sobre a educação infantil.

    ResponderExcluir
  16. Muito produtivo para nos profesores este conteudo,pois a cada dia aprendemos a reconhecer na pratica a vivencia de cada fase das criancas.

    Gostei muito deste conteudo,parabens

    PROFESSORA DE EDUCACAO INFANTIL E SERIES INICIAS

    FELICIA

    ResponderExcluir
  17. adorei ver seu blog,muito interesante,realmente o governo tem que valorizar os professores e dispor de um piso salarial digno de igualdade,tanto para efitivos ,tanto ACTS,pois ambos sao educadores sem diferecas,e estudam cursando faculdade.

    Feliz 2010 educadora,que Deus realize todos os seus projetos e aspiracoes

    ResponderExcluir
  18. Olá Rê... Gostei muito da sua matéria.. Mas eu precisava saber mais sobre as características do desenvolvimento de criança de 0 a 6 anos. Claro se vc poder me ajudar...

    Beijãooooooooooooooooo!!!!

    E boa sorte no seu trabalho...

    Paula...
    Meu e-mail é valentini.paula@yahoo.com.br eu sou estudande de pedagogia me formo ano que vem e precisava de uma ajuda profissional.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Renata.

    Estou desenvolvendo um trabalho na faculdade sobre esse tema, você pode passar a biografia? E outros materiais que você tem e pode passar?

    Obrigada, Natalin

    ResponderExcluir
  20. O meu e-mail: nat_alin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bom dia! gostei do seu conhecimento e desenvolvimento de texto.tenho 50 anos e voltei a estudar mas estou sentido dificuldade em enterpretação de texto,pos n/ tinha hábito de leitura.Gostaria de sua ajuda p/ que eu possa fazer meus trab.estou no 1º semestre de pedagogia.aguardo contato.rosemapy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá adorei este texto gostaria de saber sua bibliografia é que meu tcc é sobre desenvimento da criança de 0 a 6 anos...
    aguardo sua resposta e mail:
    barbaraed.fisica@hotmail.com
    bjoooo

    ResponderExcluir
  23. Pessoas uma informaçãozinha... Existe um Instituto que chama IBL - Instituto Brasil Leitor que possui um projeto maravilhoso de bblioteca para primeira infância, e um site tb. www.leresaber.org.br vale a pena provurar saber. Eu adorei o trabalho q realizam...foi ótimo para minha atividade!
    Renata Pereira

    ResponderExcluir
  24. oi sou Joyce, gostaria de saber por vc pois este vai ser minha primeira vez que estarei dando aula de articulação como funciona são faceis os materiais para trabalhar com estes pequenos pois sera de educação infantil...

    ResponderExcluir
  25. ola Renata, meu nome é Lúcia estou no sétimo perido de pedagogiam meu tcc será sobre a iportância da educação infantil de 2 a 6 anos... vc teria algum material pra me enviar... gostei muito do seu texo e estou precisando muito de ajuda.... meu email é lucinegria@hotmail.com ficarei muito agradecida se puder me ajudar.. desde já obrigado....

    Lúcia Vitória ES.

    ResponderExcluir
  26. Ola Renata, gostei muito do seu texto. Sou estudante de psicologia e tenho uma matéria sobre a educação. Seu texto contribui muito pra a matéria, vc poderia mandar as referencias? Agredeço desde já.
    joanna_psi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. oi o texto é maravilhoso ma tem como vc enviar a referencia bibliografica

    jacqueline_anjo5@hotmail.com

    desde já eu agradeço

    ResponderExcluir
  28. PARABENS
    ESTOU INICIANDO MEU PRIMEIRO TRABALHO NA EDUCAÇAO INFANTIL É A PRIMEIRA VEZ QUE TRABALHO COM CRANÇAS DE 2 A 3 ANOS É UMA EXPERIENCIA NOVA ESTOU MEIO PERDIDA POIS NAO SEI COM TRABALHAR
    PODERIA ME AJUDAR???/
    AH VOU PRESTAR UM CONCURSO TAMBEM,,ONDE NOS CONHECIMENTOS ESPECIFICOS TRATA-SE DE:::
    NOÇOES BASICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
    SERA QUE PODERIA ME AJUDAR?????
    DESDE JA AGRADEÇO JUJUBIANCONI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  29. EI! GOSTEI MUITO DESTE TEXTO, AJUDA MUITO EM MINHAS PESQUISAS.
    BEIJOS A TODAS QUE AMAM ESDUCAÇÃO INFANTIL!!!!
    MEIRILENE ARAÚJO

    ResponderExcluir
  30. Olá querida, me chamo Suelen moro em V.V (ES) e curso o primeiro período de pedagogia na universidade FAESA. Estou com um trabalho para desenvolver em grupo, e eu fiquei de argumentar sobre o convívio social das crianças de 0-6 anos.
    Será que poderia me enviar algo por e-mail (suelenjastcoral@hotmail.com) para que eu pudesse analisar e tentar compreender um pouco mais sobre o assunto?
    E a propósito achei muito fofo a sua página na web.

    Abraços.

    Suelen Pinheiro

    ResponderExcluir
  31. Olá, sou paula faço pedagogia estou elaborando o projeto de estágio e gostaria de poder contar com seu texto será que é possivel enviar as referências desde já agradeço.
    paulaviergutz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. GOSTEI MUITO DESTE TEXTO.POR FAVOR DIGA-ME QUAL
    FOI A BIBLIOGRAFIA USADA.POIS PRECISO REALIZAR
    UMA PESQUISA URGENTE E ESTA BIBLIOGRAFIA IRÁ
    AJUDAR BASTANTE.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  33. Parabens pelo seu texto, muito rico em informações sobre ed. infantil. Estou fazendo pós nessa area. Ficaria muito grata se vc me enviasse a bibliografia utilizada, para que eu possa fazer uma pesquisa para minha monografia.Ficarei aguardando. Obrigada!email: deialima2009@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Gostaria que me informasse como devo proceder na distribuição de turmas para o ano letivo de 2011.
    Em nossa creche tem crianças de creche 2 a 3 e 3 a 4. e crianças de Alfabetização I e II. A minha pergunta é a professora q inicia no primeiro ano da creche deve ir até o segundo ou seja maternal II , ou não há problema ?
    Tenho uma professora q só leciona cças de 3 a 4.Como faço??

    ResponderExcluir
  35. Nossa. Adorei o seu texto, me ajudou muito com a minha pesqueisa sobre o desenvolvimento da Educação infantil, será que você poderia me mandar por e-mail a bibliografia? pois preciso urgente se você puder me ajudar..

    lizalizandra@hotmail.com

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito do seu texto, vai me ajudar muito na construção dos pressupostos epistemologicos de meu trabalho. Beijos a todos e a todas que amam a educação infantil

    ResponderExcluir
  37. Oi minha linda !! Gostei muito deste texto gostaria se vc pudesse enviar as bibiografrias, pois irá me ajudar muito para concluir a minha monografia!!
    Muito grata !! saramamedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, meu grupo precisa realizar um trabalho justamente com crianças desta faixa etária, vc poderia por gentileza passar a bibliografia?
    muito obrigada.

    eabrnjl@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin