sexta-feira, 17 de julho de 2009

SÉRIE: ROTINA, PLANO E PLANEJAMENTO - 1ª PARTE

ESTAREI POSTANDO ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE ROTINA, PLANO E PLANEJAMENTO, PRINCIPALMENTE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESPERO QUE GOSTEM E SINTAM A IMPORTÂNCIA DE SE PLANEJAR UMA AULA. BOM PLANEJAMENTO!


Como fazer da rotina uma aliada

Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados. Seus alunos agradecem

Daniela Almeida (novaescola@atleitor.com.br)

Preparar cada aula, organizar o material didático, levantar diferentes recursos para ensinar um conteúdo e cuidar da ambientação da sala - sem abrir mão da formação continuada. São muitas as atividades que constroem o dia-a-dia do professor. Orquestrar todas com maestria é a chave para atingir os objetivos. . "Essa preparação é essencial para que a aula transcorra conforme o esperado", diz Valéria Roque, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Centro Universitário de Belo Horizonte. Confira a seguir algumas das práticas mais eficazes para criar uma rotina que ajude a melhorar o desempenho da turma:

Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional. Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador.

Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.

Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em casa (com muitos livros e pesquisa via internet). O que vale é crescer sempre.

Organizar o espaço
As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo.

Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante por dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'. Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem está sempre aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Definir as tarefas
Cada conteúdo exige um tipo de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos ou resolvem problemas, uma boa dica é circular pela sala, acompanhando a evolução de cada um. "Se você decide passar um filme, por exemplo, é essencial preparar um pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser observados", diz Valéria Roque.

Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.

Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo.

Trocar idéias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões mais relevantes.

Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto Alegre. "Mecanismos de registro ajudam muito nesse sentido. Alguns preferem escrever, outros preferem fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer tudo de cabeça."

"É PRECISO DEIXAR TUDO ORGANIZADO"





8 comentários:

  1. Oi Re boa matéria da revista...adorei o seu log e venho te pedir para me dar uma força com sua visita no meu blog que estou começando agora....bjos

    ResponderExcluir
  2. Como a educação infantil poderia promover a parceria nas familias .

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Carolina eu preciso com urgência de um plano de aula infantil , estou no 2 ano de pedagogia e não estou atuando na área eu tenho dificuldade em fazer um planejamento é só para postar para a faculdade , estágio 40 horas tem que ter objetivo geral e objetivo se puder me ajudar seria 2a 4 anos eu ficaria grata .... carolfeliulbra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Aureny e gostei muito da suas dicas. Seria maravilhoso que todos os profissionais que trabalha com a educação Infantil tivesse esta preocupação.Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Você está de parabéns!
    Amei o seu blog!

    ResponderExcluir
  6. oi ! pequei a 3 serie mais eu queria um modelo redaçao para a lingua portuguesa !



    amei seu blog me ajude beijos
    lucascarioca98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE GOSTEI MUITO DE VOCÊ TER COMPARTILHADO ALGUMAS IDÉIAS, POIS SOU FORMADA EM PEDAGOGIA MORO NA CAPITAL DA BAHIA E NAO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA EM MINHA AREA, OS DONOS DE ESCOLA AQUI NAO GOSTAM DE DAR MUITA OPORTUNIDADE PARA QUEM TA COMEÇANDO, QUANDO VOU FAZER UMA ENTREVISTA FICO AS VEZES SEM SABER O QUE DIZER QUANDO FAZEM PERGUNTAS SOBRE EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA,COMO DEVO ME DAR COM A ESCOLA E PAIS DIANTE UM DESAFIO, E PRINCIPALMENTE SOBRE SE TENHO EXPERIÊNCIA EM TRABALHAR COM PROJETO PEDAGOGICO, POR FAVOR ME AJUDE,GOSTO MUITO DESSA AREA E PRECISO DE AJUDA, FICO GRATA.
    ME CHAMO NICE e tenho 29 anos
    nicerangel2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin