segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BLOGAGEM COLETIVA - DIA DO PROFESSOR



“Professor é profissão. Educador é vocação”. (Salomão Becker)

O que comemoramos no dia 15 de outubro?

O dia do detentor do saber: o dia do PROFESSOR.

Para que essa data não passe despercebida, acontecerá uma Blogagem coletiva.

Para mais informações, acesse o link abaixo e participe. Nós, professores, precisamos nos unir e demonstrar que ainda acreditamos em uma educação de qualidade para nossos alunos.

Eu estou participando e espero você.

Por uma educação de qualidade.

Abraços,

Renata Calasans



INFORMATIVO

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

Argentina - 11 de Setembro

Chile - 16 de Outubro

Uruguai - 22 de setembro

Paraguai - 30 de Abril

Fontes:

http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/diaprof.shtml

Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

MENSAGEM

DIA DO PROFESSOR
Ocrides Veiga
Neste dia especial, tomado por pensamentos, ideias novas para o enriquecimento do saber, quero através desta mensagem desejar a você que exerce essa brilhante profissão, você que tornou se uma fonte inesgotável com o poder de espalhar conhecimentos a todos que o cerca, muita saúde, alegria, conquista e realizações...
...parabéns pela passagem do teu dia, que Deus te abençoe e dê mil felicidades...
·... Parabéns professor.

http://www.mensagensvirtuais.com.br


2 comentários:

  1. Oi amada! Estou comemorando 10 mil visitas e voce faz parte do sucesso do meu blog! Se você quiser, traga o selinho para ca... afinal voce é uma das responsaveis pelo sucesso do blog! Bjs Teresa

    ResponderExcluir
  2. Amanhã é o grande dia da Coletiva “Professores do Brasil”. Você estará contribuindo para a valorização dos professores.
    Até amanhã!

    ResponderExcluir

LinkWithin