quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A avaliação descritiva como garantia do processo de aprendizagem dos alunos.





Muito se discute sobre a maneira certa de se avaliar os alunos na educação infantil.
De acordo com As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, propõe que a avaliação seja realizada através da observação e de registro do desenvolvimentos dos alunos, ou seja, a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

O Referencial Curricular Para a Educação Infantil descreve que o momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer. Assim, caberá a ele investigar sobre a adequação dos conteúdos escolhidos, sobre a adequação das
propostas lançadas, sobre o tempo e ritmo impostos ao trabalho, tanto quanto caberá
investigar sobre as aquisições das crianças em vista de todo o processo vivido, na sua relação
com os objetivos propostos.
A avaliação não se dá somente no momento final do trabalho. É tarefa permanente
do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e
educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Este tipo de avaliação faz com que todo o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, espacial e de linguagens sejam acompanhados de maneira real pelo professor, proporcionando para o professor do ano seguinte, a possibilidade de ter um conhecimento prévio do aluno no ano seguinte. 
 

3 comentários:

  1. Olá Renata, sou jornalista apaixonada por educação infantil. Sempre procuro informações sobre isso na internet e achei seu blog muito interessante. Procuro sempre acompanhar o desenvolvimento da minha filha de 4 anos na escola porém acredito que a maior prova do desenvolvimento das crianças e a provação que a escola funciona conseguimos ver dentro de casa. Mudei minha filha de uma escola pequena para uma grande e muito recomendada e o sacrifício para mantê-la ali valeu a pena. Vejo o desenvolvimento cognitivo, motor e principalmente espacial da minha pequena Laura com muita clareza. Parabéns pelo blog! Vou te seguir com certeza. Educação infantil, maternidade e filhos são meus assuntos preferidos!
    Abraços,
    Michele (http://www.lambendoaminhacria.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. O ensino é uma das coisas mais fantásticas, eu digo que é base do cidadão, e quando é executado com amor, então se torna melhor. Por isso não posso deixar de comentar, a vossa compartilho e o vosso desempenho no ensino.
    Quero apresentar-lhe o meu blog, O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais ficarei grato, decerto que irei retribuir.
    Que sua vida seja repleta de saúde e muitas e grandes vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

LinkWithin